O Mestrado Portugal Islâmico e o Mediterrâneo promovido conjuntamente pela Universidade do Algarve, através do Departamento de História, Arqueologia e Património da FCHS, e pelo Campo Arqueológico de Mértola, teve a sua duração entre Outubro de 2008 e Outubro 2010.
“Este curso de mestrado insere-se na área das Ciências Humanas e Sociais, no conhecimento das linhas de força e desenvolvimento das civilizações e povos do Mediterrâneo, na sua especificidade e na sua articulação com a Europa. Só conhecendo as civilizações e a cultura do Mediterrâneo poderemos compreender a civilização europeia ocidental”.
“O objectivo (…) é o de preparar os estudantes para um conhecimento mais profundo do nosso passado e do nosso presente, da região onde nos encontramos inseridos, das civilizações que aqui se desenvolveram, e habilitá-los a participarem em acções de interacção e colaboração entre os povos, em relações e contactos diplomáticos de conhecimentos, inter-colaboração e desenvolvimento mútuos, em projectos de investigação e desenvolvimento (…).
Em suma, o curso de mestrado em Portugal Islâmico e o Mediterrâneo propôs:
- Aprofundar e estudar problemas culturais e civilizacionais;
- Aprofundar a reflexão sobre as correlações entre o ambiente e a civilização dos diversos povos do Mediterrâneo;
- Aprofundar os conhecimentos sobre civilizações que nos influenciaram em diversos domínios: científico, linguístico, artístico etc.
- Desenvolver mecanismos de maior entendimento e conhecimento entre os povos;
- Capacitar o desenvolvimento de projectos em comum – e dotar, por fim, os alunos com a formação adequada para desenvolverem investigação pós-graduada e prosseguirem estudos através da frequência de um curso de 3º ciclo (doutoramento).”