![XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular – Loulé 2021 XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular – Loulé 2021](https://www.camertola.pt/sites/default/files/imagecache/400xY/encontro-arquelogia.png)
“Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (EASP) têm vindo a realizar-se desde 1993 em diversas localidades de Portugal e Espanha. Têm o objetivo de dar a conhecer novidades da investigação arqueológica, apresentar resultados de projetos de investigação em curso e debater problemáticas relevantes da arqueologia do Sudoeste Peninsular, fortalecendo os laços profissionais entre os investigadores ibéricos.
Nos dias 21 a 23 de outubro de 2021, Loulé receberá o XI EASP, estando a organização a cargo da Universidade do Algarve/Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (UAlg/CEAACP), do Município de Loulé e Museu Municipal de Loulé, da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
O XI EASP terá uma sessão de homenagem a Francisco Goméz Toscano, falecido em 2018. Paco Goméz Toscano foi docente da Universidade de Huelva, um dos promotores dos EASP e um investigador que sempre procurou promover o intercâmbio e a partilha de conhecimento entre arqueólogos dos dois lados da fronteira”
O CAM estará representado pelos seus investigadores em diversas comunicações:
- Virgílio Lopes: “O cristianismo primitivo no Sul do Conventus Pacensis. Estado da questão”;
- Maria de Fátima Palma e Bilal Sarr: “Primeiros resultados do projecto IACAM – Intervenção Arqueológica nas Cercas das Alcarias – Mesquita, Mértola. Da Hispânia ao al-Andalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural”;
- Virgílio Lopes, Clara Rodrigues, Susana Gómez Martı́nez, Maria de Fátima Palma e Marco Fernandes: “Balanço dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos na encosta do Castelo de Mértola 2020-2021”;
- Susana Gómez Martı́nez, Miguel Reimão Costa, Maria de Fátima Palma, Marco Fernandes, Clara Rodrigues e Virgı́lio Lopes: “Mértola desde o céu. 2000 anos de coberturas de edifı́cios em Mértola”.
Programa e mais informações em: