• English
  • Português
Share |

Notícias

Atividades Educativas durante o Festival Islâmico de Mértola
Maio 24, 2022

No âmbito do 11º Festival Islâmico de Mértola, o CAM desenvolveu atividades de Educação Patrimonial com o Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mértola (3 a 10 anos).

“Água e o aproveitamento dos recursos hídricos em Mértola”
Maio 24, 2022

Durante a 11ª Edição do Festival Islâmico de Mértola, o CAM organizou três conferências no âmbito da água e do aproveitamento dos recursos hídricos em Mértola, entre o período romano, antiguidade tardia e período islâmico. As sessões decorreram na Biblioteca Municipal de Mértola, com uma participada assistência.

Homenagem a Filomena Barros
Maio 2, 2022

No âmbito do 11º Festival Islâmico de Mértola, o Campo Arqueológico em parceria com a Câmara Municipal de Mértola realiza um Encontro de homenagem à Professora Filomena Barros, da Universidade de Évora, falecida subitamente em 8 de março de 2021. Pretende-se um Encontro sobre minorias étnico-religiosas e multiculturalidade, temas amplamente tratados pela querida Filomena, que também passou por Mértola, nas Escavações na Alcáçova do Castelo, nos idos anos de 1980.

Abril 13, 2022

No ano letivo de 2020/2021 e neste ano de 2021/2022, o Campo Arqueológico de Mértola em estreita colaboração com o Museu de Mértola, tem vindo a desenvolver AEC´s – Atividades de Enriquecimento Curricular em Arqueologia, nomeadamente com o 1º e 2º ano do 1º ciclo da Escola de EB 1 de Mértola.

CAM recebe 5 estudantes do Mestrado Internacional “Architecture Landscape Archae
Abril 11, 2022

Desde 4 de abril até ao final de maio o Campo Arqueológico de Mértola conta com a colaboração de Antonia Konstantinou, Arnika Blount, Khizer Laghari, Viviana Dionisio, Abdulrhman Nusair, alunos do Mestrado internacional Architecture Landscape Archaeology - ALA. Os alunos são provenientes da Grécia, Itália, Egito, Nova Zelândia e Paquistão e vão desenvolver os seus estágios e a suas dissertações sobre temas do património de Mértola.

Abril 1, 2022

O Agrupamento de Escolas de Mértola viu aprovada a sua candidatura para criação e financiamento do Clube de Ciência Viva na Escola – Prof. Tomás Oliveira.

Março 21, 2022

No dia 15 de março de 2022, Auditorio de Casa Árabe – CÓRDOBA, realizou-se o ciclo "La islamización a debate" ofrecida por las profesoras Victoria Amorós y Susana Gómez, com o título “La formación de la cultura material en al-Andalus: el Sharq y el Garb”.

Participação na Semana da Leitura
Março 21, 2022

No dia 7 de março, o CAM, a convite da Biblioteca Aurélio Frazão Saragoça, participou na Semana da Leitura, com a leitura de um pequeno excerto de um texto do Professor Cláudio Torres, sobre arqueologia e património, incidindo em especial no projeto Mértola Vila Museu. Obrigada pelo convite e pela iniciativa!

Março 10, 2022

Inauguração da Exposição Itinerante "Os Signos do Quotidiano - Gestos, Marcas e Símbolos no al-Ândalus", 10 de março de 2022 no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, em Arraiolos. Uma iniciativa da Câmara Municipal de arraiolos e do Centro Interpretativo do Tapete.

Mértola em Évora - Mesa Redonda e Exposição na OASRALT
Março 7, 2022

Mesa Redonda “Arquitetura, Património, Comunidade e Desenvolvimento local nos territórios do interior” e Inauguração da Exposição “Mértola. A Arquitetura da Vila e do Termo”, que terá lugar no dia 8 de março às 16h, na Igreja do Salvador, Évora - junto à sede da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.

Março 2, 2022

No dia 2 e 3 de Março, decorre na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada o Seminario Internacional Artesanía y comercio en Al-Andalus (Siglos XII-XV). Sesión II. Producción y comercio en Al-Andalus, onde participa Susana Gómez com a comunicação “Evidencias arqueolgicas de actividades artesanales en las pequeñas ciudades del Garb Al-Andalus. Propuestas de evolución e integración en las dinámicas urbanas”.

Fevereiro 10, 2022

O Campo Arqueológico de Mértola congratula-se por ter mais uma das suas investigadoras doutorada! 

Desejamos à Ana, que defendeu a sua tese com a excelência que lhe é conhecida, as maiores felicidades.

Estágio no âmbito do ciclo piloto euro-tunisino - Tfanen Takwin
Janeiro 17, 2022

Emna partilha connosco um pequeno testemunho para nos contar a experiência profissional e humana vivida durante este mês de estágio.

Boas Festas!!!
Dezembro 22, 2021

O Campo Arqueológico de Mértola deseja a todos os colaboradores e amigos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo de 2022.

Boas Festas!!!

“Simposio Internacional La Mezquita de los viernes en al-Andalus. Novedades Arqu
Dezembro 22, 2021

Nos dias 13 e 14 de dezembro realizou-se online o “Simposio Internacional La Mezquita de los viernes en al-Andalus. Novedades Arqueológicas y perspectivas actuales”, no qual participou a investigadora do CAM, Susana Gómez Martínez, com a comunicação intitulada “La Mesquita Aljama de Mértola (Portugal): fundación, ampliación, reconstrucion, transformaciones y muchas dudas.”

Conferência sobre o Património de Portugal e da Tunísia - Universidade de La Man
Dezembro 7, 2021

Conferência "La Tunisie et le Portugal, une histoire et un patrimoine en commun. Rencontre entre les marges et les cultures" por Maria da Conceição Lopes, Coordenadora do Centro de Estudos em Artes Arqueologia e Ciências do Património, 6 de dezembro, Sala Hassan Hosni Abdelwaheb, Faculdade de Letras, Artes e de Humanidades da Universidade de la Manouba.

Novembro 30, 2021

No dia 1 de dezembro pelas 15h, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola, integrado no programa da Feira do Livro 2021, será apresentado o livro Povoações Alcandoradas Arquitetura e paisagem por Miguel Reimão.

Novembro 26, 2021

No dia 28 de novembro de 2021, pelas 16h30 no Pavilhão Multiusos de Mértola, inserido no programa da Feira do Livro de Mértola 2021, será apresentado o livro “Relatório Circunstanciado de uma vida a dois” de Manuela Barros Ferreira e apresentado por Ana Paula Amendoeira - DRCALentejo.

Pelas 17h30 será apresentado o documentário: Cláudio Torres: Arqueologia de uma vida” de Ricardo Clara que concentra em 1h os três episódios que passaram na RTO2 em 2019 sobre Cláudio Torres.

Desconto de 30% em publicações do CAM
Novembro 26, 2021

Entre 29 de novembro e 20 de dezembro, no âmbito da Feira do Livro de Mértola, as publicações do CAM estarão com 30% de desconto + portes de envio, em encomendas realizadas através do email geral@camertola.pt e enviadas via correio postal.

Poderá consultar as nossas publicações em:
http://www.camertola.pt/info/publicacoes

Novembro 4, 2021

Ente 8 e 13 de Novembro de 2021, em Granada, realiza-se o “XIII Congresso Internacional sobre a Cerâmica Medieval e Moderna no Mediterrâneo”, uma organização da Universidade de Granada, do Projeto PRINMA e da Associação Internacional para o Estudo da Cerâmica no Mediterrâneo – AIECM3.

I Curso Internacional de Cultura Monástica
Outubro 25, 2021

Participação de Virgilio Lopes – CAM/CEAACP, no I Curso Internacional de Cultura Monastica, em Ourense – Ponferrada, de 4 a 6 de Novembro, com a comunicação: “La visión de los monasteríos y eremitarios del sur de Lusitania”

Ver programa: (pdf)

SMALL TOWNS, UNA REALIDAD URBANA EN LA HISPANIA ROMANA
Outubro 25, 2021

“El objetivo del coloquio será profundizar en el estudio, la caracterización y la comprensión de las small towns y de su papel, tanto en la implantación y difusión del modelo urbano –en sus vertientes jurídicas, administrativas, sociales, económicas, urbanas y arquitectónicas–, como en la extensión y consolidación de los mecanismos efectivos de la romanización.

Participação do investigador do CAM/CEAACP, Virgílio António Martins Lopes, na Sessão Urbe y cultura arquitectónica en las “small towns”, com a comunicação  “Myrtilis uma pequena cidade da Lusitânia. Novos dados para a topografia histórica de Mértola”, dia 27 de Outubro.

XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular – Loulé 2021
Outubro 20, 2021

Nos dias 21 a 23 de outubro de 2021, Loulé receberá o XI EASP, estando a organização a cargo da Universidade do Algarve/Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (UAlg/CEAACP), do Município de Loulé e Museu Municipal de Loulé, da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.