« Urbanisme et peuplement à l’époque classique au Gharb-al-Andalus (VIIIe-XIIIe siècle) »
Encontro-me em Portugal, no Campo Arqueológico de Mértola, com uma bolsa de investigação atribuída pelo Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Esta bolsa tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento da tese de doutoramento que estou a realizar na Universidade de Manouba, Tunis. A investigação centra-se sobre o tema do povoamento e urbanismo no al-Ândalus ocidental.
A bolsa de investigação atribuída pelo Instituto Camões permite-me, assim, desenvolver a investigação no Campo Arqueológico de Mértola (CAM), unidade de acolhimento, onde tenho a possibilidade de recorrer a toda a bibliografia disponível e essencial ao desenvolvimento deste projeto.
Para além do acesso à bibliografia, o apoio científico da equipa do CAM tem sido fundamental, bem como os cursos livres e formação, seminários e conferências realizados pela instituição. O CAM é também um ponto de encontro entre estudantes, investigadores, professores, oferecendo a oportunidade de estabelecer contatos e conhecer diferentes perspetivas sobre o tema da tese.
O objetivo deste trabalho é estudar e reconstruir, no limite do possível, o tecido social e urbano do al-Ândalus ocidental, nomeadamente, desde a região de Coimbra até ao Sul de Portugal, durante os cinco séculos de presença islâmica (VIII-XIII).
Portugal oferece um "novo" campo de pesquisa, interessante e rico e abre novas perspetivas que nos permitem abordar um ponto de vista diferente sobre a história do al-Ândalus, em geral, e sobre a região do Gharb al-Ândalus, em particular.
Uma parte deste projeto de estudo foi iniciado no Mestrado que permitiu determinar os grandes centros urbanos de Portugal Islâmico, bem como detectar os principais movimentos islâmicos durante os cinco séculos de presença na região.