• English
  • Português
Share |

Livro do mês de agosto de 2017

Livro do mês de agosto de 2017

PEREIRA, Daniela Sofia Nunes - A evolução urbanística de Lagos : (séculos XV-XVIII). Faro : Direção Regional de Cultura do Algarve, 2017. 174 p.. - Apresentada inicialmente como tese de mestrado da autora em História de Arte, Universidade do Algarve, 2012. ISBN 978-989-99521-7-1

A Evolução urbanística de Lagos (séculos XV-XVIII) traz ao conhecimento público documentação de vários arquivos nacionais e estrangeiros, permitindo-nos compreender como evoluiu uma das mais importantes cidades algarvias e desvendando-nos os processos de configuração das ruas e praças, do casario e dos edifícios mais significativos.

Daniela Nunes Pereira, demonstra a importância de Lagos no Algarve e no contexto da Coroa, ao mesmo tempo que desmistifica algumas ideias que desde o século XX têm sido sistematicamente veiculadas em torno do Castelo dos Governadores ou do «Mercado de Escravos».

O papel de D. Manuel I em Lagos também é apurado. Durante o reinado, a vila passou por um importante processo de urbanização, cujas operações eram submetidas a uma «planificação=, à semelhança do que sucedeu em Lisboa.

A fortificação foi objeto de uma profunda investigação. Depois de Mazagão, de Salvador da Baía e da ilha de Moçambique, Lagos foi a quarta vila no reinado de D. João II a ser cercada […].

Ficamos cientes das preocupações com o ordenamento e a gestão urbana ao longo dos séculos por intermédio de vocábulos como «enobrecimento» ou «aformoseamento», expressos na documentação oficial que Daniela Nunes Pereira observou relativamente à construção ou manutenção dos edifícios e ruas da urbe, após o terramoto do 1º de novembro de 1755

Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
LIVRO DO MES_AGO2017.pdf641.47 KB