O Campo Arqueológico de Mértola, tem em curso o projecto “Espaço de Memória – Tempo de Futuro: Projecto Integrado do Campo Arqueológico de Mértola, Iniciativa QREN, co‐financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional , aprovado, conforme deliberação da Comissão Directiva da Autoridade de Gestão na sua reunião nº 119, de 11/01/2010, com data de início 1 de Março de 2010 e término em 28 de Fevereiro de 2012.
Este Projecto Integrado tem como objectivos gerais a investigação, preservação, valorização e divulgação, de forma integrada, do património Cultural do Alentejo, com especial incidência no património histórico, arqueológico e etnográfico de Mértola.
Para desenvolver estes objectivos pretende ‐ se criar infra ‐ estruturas de apoio, que sirvam tanto para um público especializado (investigadores e estudantes nas diversas disciplinas do património) como para divulgar o património perante o público geral. Estas infra ‐ estruturas combinam áreas destinadas à divulgação do património (espaços para exposições temporárias, exposições permanentes e interpretação do património) e áreas de apoio da investigação (biblioteca especializada, espaços de trabalho e residência de investigadores/estudantes).
O projecto visa, também, o desenvolvimento de actividades concretas de actuação integrada sobre o património que entrelacem o estudo, a valorização e a divulgação de três aspectos concretos do património cultural: a gastronomia alentejana no contexto da alimentação mediterrânea, os vestígios arqueológicos de época islâmica descobertos nos últimos anos na vila de Mértola e os objectos do quotidiano.
1. Alimentação mediterrânea
a. Estudo fundamentado da Gastronomia Alentejana no contexto da Alimentação Mediterrânea.
b. Criação do Museu da Memória dos Sabores Mediterrânicos (exposição permanente sobre o património gastronómico alentejano)
c. Publicação dum catálogo do Núcleo da Memória dos Sabores Mediterrânicos
2. Mértola. A Madina e o Arrabalde
a. Estudo histórico ‐ arqueológico da Medina e o Arrabalde de Mértola.
b. Criação do Museu de Sítio do Bairro Moçárabe, musealizando os vestígios encontrados na Hospedaria Beira Rio de Mértola.
c. Publicação do catálogo do Museu de Sítio do Bairro Moçárabe
d. Edição do catálogo do Núcleo Romano do Museu de Mértola
e. Nova edição, revista e ampliada, do livro Mesquita / Igreja Matriz de Mértola .
3. Os objectos do quotidiano . Estudo, conservação e valorização do património móvel de Mértola.
a. Estudo histórico ‐ arqueológico sobre os Objectos do Quotidiano , especialmente os de época medieval.
b. Tratamento de conservação e restauro do espólio recentemente encontrado em diversas escavações realizadas na vila de Mértola
c. Valorização de elementos arquitectónicos dispersos
d. Criação duma exposição temporária e itinerante sobre Os Símbolos do quotidiano .
e. Edição do catálogo da exposição Os símbolos do quotidiano
f. Edição do livro Formas e Motivos na cerâmica Islâmica de Mértola de Nádia Torres
g. Edição do livro A cerâmica islâmica de Mértola de Susana Gómez Martínez
4. Criação dum Centro de Interpretação do Património para a divulgação e animação
a. Criação e apetrechamento duma Aula do Património para se desenvolver actividades de educação e interpretação do Património, destinada a um público geral e escolar.
b. Desenvolvimento de cursos livres para estudantes e profissionais da área do património.
c. Edição da Carta Arqueológica do Concelho de Mértola
d. Edição do Roteiro Mértola – Património
5. Biblioteca
6. Criação de infra ‐ estruturas e equipamentos de apoio para estas actividades, realizando obras de recuperação na Casa Amarela que permitam:
a. Ampliação da biblioteca
b. Ampliação de áreas de exposição / criação de espaços de exposição permanente
c. Criação duma residência de investigadores
Uma adequada gestão do património deve assentar sobre uma criteriosa investigação científica. Só pode ser preservado, valorizado e divulgado aquilo que se conhece. Partindo desta premissa, o projecto Integrado proposto pelo CAM centra ‐ se em três âmbitos concretos do Património Cultural: a Alimentação Mediterrânea, o Arrabalde de Mértola e os Objectos do Quotidiano, desenvolvendo uma acção integrada sobre estas temáticas e cria as infra ‐ estruturas que os sustentam.
Co-financiamento: