O acesso aos recursos fornecidos pelas infraestruturas de investigação do CAM é geralmente livre para o público em geral e/ou para a comunidade científica, com algumas exceções.
As coleções de biblioteca estão livremente disponíveis para consulta local, assim como o acesso ao equipamento informático e à banda larga. O uso da impressora multifunções para imprimir e fotocopiar requer o pagamento de uma taxa segundo uma tabela disponível localmente. O empréstimo de documentos está disponível a pedido à equipa de gestão, e limita-se a 3 monografias ou periódicos por um período de 1 mês (renovável). O empréstimo interbibliotecas para Portugal, Europa ou outros territórios será considerado pela equipa de gestão, e requer o pagamento dos custos de envio.
O acesso aos laboratórios de arqueologia e aos arquivos, incluindo o arquivo de fotografia, de desenho e o arquivo pessoal de José Mattoso, requer uma autorização prévia da equipa de gestão, que terá em consideração o mérito científico da investigação proposta.
Pedidos especiais e outras situações não relacionadas diretamente com a investigação científica serão considerados caso a caso pela equipa de gestão.