
Após dois meses de escavações arqueológicas, realizadas pelo Campo Arqueológico de Mértola, na Casa Cor de Rosa em Mértola, numa obra da responsabilidade da Câmara Municipal, foram identificadas e escavadas estruturas com uma abrangência cronológica que vão desde o século XX até ao período pré-romano.
Dos resultados até ao momento identificados, para além do conjunto habitacional do século XIX, foram postas a descoberto seis fossas detríticas, possivelmente do período medieval-islâmico. Nos níveis mais profundos da escavação foi identificada uma estrutura monumental, construída com pedra e forte argamassa de cal e que tem dois metros de largura. Destas estruturas infere-se uma construção, com cerca de 11 metros de lado, que ainda conserva restos de paredes argamassadas e rebocos com pintura. Nos níveis inferiores, a cerca de 3,5 metros de profundidade, estamos neste momento a proceder à escavação de um conjunto escultórico, no qual foi identificado parte substancial de um togado. Os achados são claramente de grande importância e merecem uma atenção particular.
Os trabalhos arqueológicos continuam e posteriormente divulgaremos mais informações sobre estas novas e extraordinárias descobertas.