• English
  • Português
Share |

Exposição “Dançando o Mouro”

Exposição “Dançando o Mouro”

“Dançando o Mouro – danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo Ocidental”,

Centro de Estudos islâmicos e do Mediterrâneo, Rua Dr. António José de Almeida, nº 1. O horário de abertura ao público é sábado 18 de maio das 11h às 18h e domingo 19 de maio das 11h às 16h.

 

Cedida ao CAM pela Câmara Municipal de Tavira, A Exposição “Dançando o Mouro” foi comissariada por Raül Sanchis Francés, produzida pelo Museu Etnològic de Barcelona e pela Associació Cultural Joan Amades com a colaboração do Departament de Filologia Catalana de la Universitat Rovira i Virgili de Tarragona, da Diputació de Tarragona e da Cases de la Festa de l’Ajuntament de Barcelona.

Atualmente, mais de mil povoados no mundo encenam representações festivas protagonizadas pelos mouros e cristãos. No meio do caminho entre a história e o mito, se acumulam um rastro de costumes, de personagens e de significações que vão além do confronto entre dois bandos antagônicos. A dança, a música e o fato dramático se erigem como os elementos comuns que giram ao redor de uma figura festiva ancestral fruto da rede cultural do Mediterrâneo: o mouro. Durante séculos, os territórios de fala catalã do Mediterrâneo ocidental são um dos centros essenciais em que a imagem festiva do mouro foi dançada das formas mais diversas. Hoje em dia, estes bailes persistem de uma maneira ou de outra e recuperam uma renovada força nos limites da identidade e da memória perdida...