• English
  • Português
Share |

Concurso - Bolsa

Concurso - Bolsa

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação de 6 meses, no âmbito do projecto “Projecto Estratégico - UI 281 - 2011-2012”, com início previsto para 1 de Dezembro de 2011, em regime de exclusividade, para licenciado na área da Antropologia Física. O local de trabalho será o Campo Arqueológico de Mértola, Rua António José de Almeida, 1-3, 7750-353 Mértola.

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL DO CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

O Campo Arqueológico de Mértola abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do “Projecto Estratégico - UI 281 - 2011-2012” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação para Mestre
Referência do projecto: PEst-C/HIS/UI0281/2011
Área científica principal: História.
Investigador responsável: Cláudio Figueiredo Torres

1. Duração e regime da actividade
A bolsa de investigação terá a duração de 6 meses, com início previsto para 1 de Dezembro de 2011, em regime de exclusividade, conforme as Normas para Atribuição de Bolsas no Âmbito de Projectos de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2. Local do trabalho
Campo Arqueológico de Mértola, Rua António José de Almeida, 1-3, 7750-353 Mértola.

3. Objecto da actividade
O projecto de investigação tem como propósito o estudo da colecção osteológica encontrada na Alcáçova do Castelo de Mértola. Pretende-se dar continuidade aos trabalhos de investigação desenvolvidos desde 1978 sobre a necrópole da Baixa Idade Média da Alcáçova do Castelo de Mértola que tiveram uma notável revitalização, nos últimos anos, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre o Campo Arqueológico de Mértola e o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra. Serão objecto de trabalho, no âmbito da bolsa, a recolha e sistematização dos estudos já produzidos sobre esta necrópole, assim como avaliar as lacunas ainda existentes e as linhas de trabalho que será conveniente desenvolver num futuro.

Para realizar estes objectivos será necessário proceder ao estudo das sepulturas encontradas recentemente neste sítio arqueológico, assim como sintetizar a informação que está sendo produzida no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) de modo a concluir um pequeno estudo destinado a publicação.

4. Remuneração
O montante da bolsa corresponde a 980€ (novecentos e oitenta euros) mensais, conforme tabela de valores de Bolsas de Formação Avançada no País atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt . O valor mensal da remuneração poderá ser acrescido do valor do Seguro Social Voluntário quando previamente requerido pelo bolseiro.

5. Formação requerida
É requisito mínimo de formação o mestrado na área Antropologia Física.
Valorizar-se-á a experiência prévia no estudo de colecções osteológicas e o conhecimento da necrópole objecto de estudo.

6. Documentos de suporte da candidatura
a) Curriculum Vitae do(a) candidato(a), onde constará a formação académica com as respectivas classificações, bem como as competências relacionadas com o perfil de funções definido no presente anúncio, o endereço e outros meios de contacto
b) Carta de motivação dando conta da adequação do/a candidato/a ao perfil requerido;
c) Outra documentação que o/a candidato/a considere relevante para a apreciação da candidatura.

7. Envio da documentação
As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado com aviso de recepção para: Campo Arqueológico de Mértola A/c Susana Gómez Martínez, Projecto Estratégico - UI 281 - 2011-2012, Rua António José de Almeida, 1-3, 7750-353 Mértola.

8. Prazo de recepção de candidaturas
Início da recepção das candidaturas: 15 de Novembro de 2011 Encerramento das candidaturas: 23 de Novembro de 2011 (data limite da expedição de correio).

9. Critérios de avaliação
Critérios de avaliação:
a) Qualificação e média académica;
b) Experiência de investigação na área de desenvolvimento da bolsa
c) Motivação demonstrada pelo candidato;
d) Disponibilidade;
Em caso de necessidade, o júri poderá convocar entrevistas pessoais com os candidatos para esclarecer dúvidas sobre a sua idoneidade.

10. Júri do concurso de admissão
Presidente: Doutora Susana Gómez Martínez.
Vogais: Mestre Virgílio Martins Lopes e Doutor Cláudio Figueiredo Torres.

11. Legislação
A bolsa é atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação, designadamente a Lei n°40/2004. de 18 de Agosto.

Para mais esclarecimentos e informações adicionais contactar a Doutora Susana Gómez Martínez, e-mail: geral©camertola.pt