
"Vai ter lugar, em Beja, nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, o colóquio Beja - imagens da cidade antiga. Participam, entre outros, Jorge Alarcão, José d'Encarnação, Cláudio Torres e Joaquim Caetano.
O ponto de partida são as escavações que Maria da Conceição Lopes dirige, desde há muito, no forum da cidade. Processo longo e, a vários títulos, difícil. As importantes descobertas que fez nos últimos anos são a pedra de toque este novo ponto de partida.
A investigação enquadra-se num programa mais vasto, Arqueologia das cidades de Beja, um projeto onde a cidade se encontra com a sua construção. É um projeto de arqueologia urbana que visa a salvaguarda do património e a produção do conhecimento.
O colóquio é organizado pelo Centro de Estudos Arquelógicos das Universidades de Coimbra e Porto / Campo Arqueológico de Mértola e tem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Câmara Municipal de Beja."
http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2012/01/beja-antiga-coloquio_14.html