
No próximo dia 18 de Março, a partir das 16h, terá lugar no cineteatro Marques Duque, em Mértola, a apresentação da exposição, do catálogo e do documentário produzidos pelo Campo Arqueológico de Mértola no âmbito do projeto “Arquitetura Tradicional da Vila e do Termo de Mértola: Património construído e Turismo Cultural”.
Durante o evento será apresentado o livro/catálogo da investigação realizada entre 2010 e 2015 sobre a história da arquitetura vernacular de Mértola.
Para além da inauguração e visita acompanhada à exposição, o programa prevê ainda a primeira projeção do filme “Pedra e cal” realizado por Catarina Alves Costa no âmbito do projeto.
Entre os objetivos desta iniciativa contam-se a divulgação da arquitetura tradicional da vila de Mértola, do património construído e da paisagem cultural do concelho, compreendendo a integração de diferentes âmbitos disciplinares (arquitetura, história documental, arqueologia) e a consolidação de uma prática continuada de valorização do património enquanto fator de desenvolvimento local, procurando contribuir para a sua conservação integrada.
Este projeto foi desenvolvido pelo Campo Arqueológico de Mértola, com a colaboração da Universidade do Algarve, do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património e da Câmara Municipal de Mértola, com financiamento do programa InAlentejo entre 2014 e 2015
16h00
Sessão de abertura
António Branco (Reitor da Universidade do Algarve) [a confirmar]
Ana Paula Amendoeira (Diretora Regional de Cultura do Alentejo)
Jorge Rosa (Presidente da Câmara Municipal de Mértola)
Conceição Lopes (Coordenadora do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património)
Cláudio Torres (Diretor do Campo Arqueológico de Mértola)
16h45
Apresentação do projeto (o livro, a exposição, a divulgação e o documentário)
Miguel Reimão Costa, Susana Gómez Martínez, Maria Fátima Palma e Maria Ribeiro Soares
17h30
Primeira exibição do documentário “Pedra e Cal / A room in the house”
realizado por Catarina Alves Costa
18h30
Abertura e visita acompanhada à exposição patente no Centro de Estudos Islâmicos e do Mediterrâneo / sede do Campo Arqueológico de Mértola