A arquitetura tradicional é um dos temas privilegiados nos estudos em torno à cultura mediterrânea. A sua descrição remete frequentemente para uma dimensão de identidade legível para lá das diferentes expressões regionais que é possível encontrar nas diversas subunidades geográficas. Esta dimensão de identidade é enquadrada, por alguns autores, nas características biofísicas e climáticas que caracterizam as regiões do Mediterrâneo. Outras vezes é inscrita num quadro complexo de influências que marca os diferentes períodos da história, desde a antiguidade à contemporaneidade. Em qualquer caso, o tema da organização do espaço doméstico no Mediterrâneo tem adquirido uma importância significativa nos diferentes âmbitos disciplinares, da geografia à etnologia e à antropologia, da arqueologia à história e à história da arte, da sociologia à arquitetura. Tem acabado assim por beneficiar de uma significativa diversidade de abordagens que remete para um conjunto de dicotomias objeto frequente de debate (continuidade/descontinuidade, contaminação/isolamento, território/cultura, diacronia/diatopia).
Com o presente congresso, pretende-se aprofundar este debate de natureza interdisciplinar, circunscrevendo-o à região do Mediterrâneo Ocidental e procurando informá-lo da investigação que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos em torno ao património construído das diversas subunidades regionais. Serão privilegiados os temas relacionados com a caracterização da arquitetura vernacular (organização do espaço doméstico, integração na paisagem rural e urbana, transformação ao longo da história), bem como, com a reflexão em torno aos modelos a propor tendo em vista a sua conservação integrada. Deste modo estimula-se a participação dos investigadores do tema em todas as áreas disciplinares através da apresentação de uma comunicação ou de um poster e da preparação do artigo correspondente.
Email: ciatmo@gmail.com
website: http://www.camertola.pt/info/ciatmo/ciatmo
A organização do presente congresso inscreve-se no projeto “Arquitetura tradicional da vila e do termo de Mértola: património construído e turismo cultural” desenvolvido no Campo Arqueológico de Mértola / Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património em colaboração com a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Mértola e a Fundação Serrão Martins, com financiamento do InAlentejo (eixo 2 – valorização do espaço regional / património cultural).
Miguel Reimão Costa, Cláudio Torres, Susana Gómez Martinez, Virgílio Lopes e Maria de Fátima Palma.
Salima Naji
Actualité des Ksours et des igudars (villages fortifiés et greniers collectifs).
Sauvetage des architectures des oasis du Maroc. Entre compétence d’édifier et pratiques anthropologiques spécifiques.
resumo / nota biográfica
Giancarlo Cataldi
All’origine dell’abitare: archetipi vernacolari e tipi urbani.
resumo / nota biográfica
Cláudio Torres
A definir
13, 14 e 15 de Maio de 2015 [Em construção]
Entrada gratuita para participantes sujeita a inscrição obrigatória.
Novo prazo para a Submissão de resumos: 17 de Outubro de 2014
Gostaríamos, antes de mais, de agradecer a todos aqueles que submeteram propostas de resumo até ao passado dia 26 de Setembro.
Uma vez que recebemos nos últimos dias diversos pedidos para o prolongamento do prazo, informamos que o mesmo será alargado até ao próximo dia 17 de Outubro.
Datas a considerar:
17 de Outubro de 2014 – Submissão de resumo
14 de Novembro de 2014 – Notificação de aceitação dos resumos
23 de Janeiro de 2014 – Submissão de Artigo (Atas do Congresso)
6 de Março de 2015 – Notificação de aceitação de Artigo
A proposta de comunicação poderá ser apresentada em português, castelhano, italiano, francês ou inglês e deverá ser enviado até ao dia 17 de Outubro de 2014 para o endereço de mail ciatmo@gmail.com compreendendo os seguintes elementos:
Título da comunicação; nome e contactos dos autores; instituição/centro de investigação a que estão afetos; quatro palavras-chave; resumo com dimensão máxima de 350 palavras (compreendendo a referência à investigação em que se inscreve, os objetivos da comunicação, a metodologia considerada e as principais conclusões); e um curriculum vitae abreviado (10/15 linhas). A submissão do resumo poderá ainda ser complementada através da junção de uma única imagem.
Os autores das comunicações selecionadas deverão submeter o artigo considerando as seguintes condições:
Envio da proposta e condições de submissão
Envio da proposta de artigo: para ciatmo@gmail.com até 23 de Janeiro de 2015.
Originalidade:
Contributo original e inédito que não se encontre sob revisão para outra publicação.
Dimensão:
20.000 a 25.000 caracteres (incluindo espaços e referências bibliográficas) que poderão corresponder a 4 a 6 páginas na versão final da publicação.
Idioma:
Português, Espanhol, Italiano, Francês ou Inglês.
Formato dos ficheiros:
Ms word (texto); Jpeg (imagens com resolução mínima de 300 dpi).
Nome dos ficheiros:
apelido_texto.doc; apelido_fig1.jpeg
[apelido do primeiro autor - exemplo lopes_texto.jpeg]
Referenciação bibliográfica, estrutura, formatação da página e do texto
Sistema de referenciação bibliográfica:
APA (autor, data), evitando o recurso às notas de rodapé.
Formatação de página:
A4 com margens de 2,5 cm.
Estrutura do texto:
Título; autor(es); instituição e contacto; resumo; quatro palavras-chave; corpo de texto; bibliografia.
Numeração capítulos e subcapítulos:
1/1.1
Fonte:
Arial 12pt negrito (título da comunicação); Arial 10pt negrito (títulos e subtítulos); Arial 10pt (restantes campos). Espaçamento simples.
Legenda de figura (por ordem de referência no texto):
Fig.1 – texto (créditos)
Os artigos considerados de melhor qualidade serão selecionados pela Comissão Científica para publicação na revista digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitetura e Artes editada pelo Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (http://iduc.uc.pt/index.php/digitar).
A disponibilizar brevemente.
A disponibilizar brevemente.
A disponibilizar brevemente.