• English
  • Português
Share |

Sistemas de Informação em Museus

A equipa da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM) integra o Grupo de Trabalho “Sistemas de Informação em Museus” (GT-SIM), da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Este grupo de trabalho tem como objetivo pensar o Museu como um centro de produção de conhecimento, pois assume o objeto de museu como documento e o acervo da instituição museológica - existente nas Reservas, Arquivo, Biblioteca ou Centro de Documentação - como um todo unitário nas suas inter‐relações informacionais. Esta visão integradora do acervo do Museu possibilita a gestão, recuperação e disponibilização de toda a informação sobre património produzida em contexto museológico.

Neste contexto ao integrar o GT-SIM, a BCAM pretende, por um lado, contribuir para a reflexão dos sistemas de informação em museus em Portugal, a partir da sua experiência enquanto biblioteca especializada em permanente inter-relação com o Museu de Mértola e respetivos acervos; por outro, partilhar metodologias e procedimentos que potenciem o tratamento e divulgação dos acervos.

Acompanhe notícias sobre o GT-SIM em:

http://www.bad.pt/noticia/wp-content/uploads/2013/01/FolhetoGT-SIM.pdf
http://www.bad.pt/noticia/category/informacaomuseus/
https://www.facebook.com/update_security_info.php?wizard=1#!/groups/SistemasInformacaoMuseus/?fref=ts