• English
  • Português
Share |

IV FAUR – Fórum Luso-brasileiro de Arqueologia Urbana

IV FAUR – Fórum Luso-brasileiro de Arqueologia Urbana

Arqueologia Urbana em Centros Históricos. Novos significados para antigos espaços
12, 13 e 14 de outubro 2017
Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Faro (Portugal)

“As cidades são locais privilegiados de encontros de pessoas e de culturas, que se renovam constantemente. Mas são também repositórios de testemunhos vivos de um passado que se reatualiza. É nessa dimensão de espaço de expressão coletiva, onde se projetam diferentes grupos e onde as gerações do presente vislumbram as do passado, que radica a sua mais genuína importância.
O Fórum Luso-Brasileiro da Arqueologia Urbana é um evento que reúne arqueólogos, arquitetos, historiadores e outros interessados no estudo de cidades.
O I Fórum realizou-se em Salvador, Bahía, em julho de 2006, em torno dos temas “As cidades coloniais e seus territórios” e “A cerâmica arqueológica como documento sobre as relações transatlânticas no período colonial”. Nele, o eixo central foi o fenômeno urbano emergente nos territórios coloniais, especialmente na América Latina.
O II encontro teve lugar na Universidade de Coimbra, Portugal, em outubro de 2008, tendo como tema central a “Planificação e auto-organização na construção do espaço urbano”, com ênfase nos projetos oficiais de criação de cidades e nas adequações impostas pelas realidades locais.
Já o III evento, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, aconteceu na cidade do Recife entre 30 de março e 01 de abril de 2011, tendo como tema geral “Arqueologia a Serviço das Cidades”. Este tema geral subdividia-se em questões práticas da arqueologia em centros urbanos, na cidade vista como sítio arqueológico e na arqueologia e arquitetura ao serviço das cidades.
A procura e interesse crescentes ao longo destas três edições do Fórum Luso-Brasileiro de Arqueologia Urbana, assim como a expansão da arqueologia em meio urbano, leva a que, após um interregno de seis anos, se organize, agora em Faro, na Universidade do Algarve, Portugal, uma quarta edição onde as problemáticas de fazer arqueologia em cidades históricas serão o tema focal.”

Site: https://app.azavista.com/event_website_pages/view/home/59024dd6-369c-4516-b5e7-2201ac110004/3e8a083160

Ver Programa

O CAM apresenta uma comunicação em conjunto intitulada:
“ARQUEOLOGIA URBANA EM MÉRTOLA (PORTUGAL). UMA PERSPECTIVA INTEGRADA”, por Cláudio Torres, Susana Gómez Martinez ,Maria de Fátima Palma, Miguel Reimão Costa e Virgílio Lopes.